Total de visualizações de página

domingo, 14 de dezembro de 2014

Livros lidos em 2014 #16

Mostrei-vos aqui o livro quando o comprei. Desta vez, ele volta a ser protagonista de um post meu porque o acabei de ler e venho partilhar por aqui um pouco da minha opinião sobre o mesmo.

Primeiro, para vos elucidar vou mostrar-vos a sinopse. É esta:

" Numa cidade isolada por uma das maiores tempestades de neve dos últimos cinquenta anos, três histórias, oito raparigas e rapazes e mais uns quantos caminhos vão cruzar-se num romance brilhante, mágico e divertido, a que não faltarão fragmentos de amor, laços de amizade, uma maratona de filmes do James Bond e beijos muito apaixonados. Um livro escrito a três mãos, num romance brilhante e mágico para os amantes de histórias de amor e aventuras."

Este livro foi escrito por três pessoas e cada uma delas escreveu uma mini-história que se liga com as outras formando uma só. Por isso mesmo, eu quando li cada uma das mini-histórias esquecia-me que quando mudava de história tinha também mudado de escritor. Posso até partilhar com vocês o nome de cada mini-história:

- "O Expresso Jubilee" (Maureen Johnson);
- "Um Milagre de Natal Fantabulástico" (John Green);
- "O Santo Patrono dos Porcos" (Lauren Myracle);


A minha mini-história favourita, sem dúvida alguma que foi a primeira. E as razões foram: é original e teve poucos momentos previsíveis. Além de que, me prendeu bastante! Lembro-me de uma vez, estar a ler o livro enquanto estava à espera de boleia e tinha que fazer um esforço para me lembrar que estava ali à espera de boleia e, portanto, convinha de vez em quando olhar para a estrada para ver se a minha boleia me via e se eu tinha que andar mais para a direita ou mais para a esquerda de maneira a facilitar a vida a todos.

Achei "Um Milagre de Natal Fantabulástico" muito previsível! É verdade que também foi uma história interessante mas, com umas reviravoltas um pouco «maradas», digamos assim.

O meu primeiro pensamento quando comecei a ler a terceira mini-história foi: "E como é que agora esta escritora vai escrever a sua história e ligá-la com as outras duas?". Sabem como foi? Também de uma maneira um pouco óbvia e com histórias de "anjos" malucos que eu não percebi bem... Ou por outro lado, num mundo imaginário e não o real.

Este livro teve alguns aspectos que gostei muito! Um deles foram as várias descrições da tempestade de neve e, como consequência: o frio, o vento gelado, as roupas, as estradas cortados. Estas descrições estavam tão bem feitas que na Sexta-feira passada quando esteve muito frio (e bastante nevoeiro) eu senti que quase que estava dentro da história (é verdade que em Portugal continental, fora a Serra da Estrela, não neva mas, eu sentia tanto frio que consegui perceber um pouco aquelas descrições, literalmente na pele.

Outro dos aspectos que também gostei muito do livro foi o facto de se passar na véspera de Natal (altura do ano para a qual estamos a caminhar a passos largos).

Uma coisa que me surpreendeu no livro foi que, sendo véspera de Natal, estes 8 adolescentes pouco ou nada estiveram com a sua família. Alguns não estiveram com os pais por razões que os ultrapassam (spoiler!) mas, os amigos desses, portanto, as personagens secundárias não estiveram em família para estarem com os amigos (e acho muito bem mas, acho também que podiam ter juntado os amigos aos seus familiares). 

Este foi um livro para o qual eu tinha as expectativas elevadas e, felizmente, as mesmas não foram defraudadas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário